logosfeira.png

REGULAMENTO FECAP- FEIRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

E.E.E.I CARLOS ALBERTO PEREIRA

A FECAP – Feira de Ciências e Tecnologia da Escola Estadual de Ensino Integral Carlos Alberto Pereira, em consonância com o Currículo Paulista e Base Nacional Comum Curricular, tem como principais objetivos o incentivo, desenvolvimento e aprimoramento das competências e habilidades voltadas ao pensamento e letramento científico; a divulgação de projetos de pré-iniciação científica de estudantes da Educação Básica, pública e privada, da região de Itapecerica da Serra/SP. Pensando nisso, este regulamento compreende regras gerais para a participação de projetos inscritos por escolas do Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Técnico, públicas e particulares de todo o território nacional que realizaram projetos nos últimos doze meses e desejam submeter o projeto à FECAP – Feira de Ciências e Tecnologia da E.E.E.I Carlos Alberto Pereira, situada na cidade de Itapecerica da Serra e integrante da mesma Diretoria de Ensino.

 

I – Todos os projetos devem ser desenvolvidos, ao menos por um aluno e um professor orientador. Podendo ser desenvolvido por no máximo três alunos; como também optar por um coorientador. Os discentes não precisam estar matriculados na mesma série.

 

II- Cada estudante poderá participar de apenas um projeto, que tenha iniciado seu desenvolvimento no período máximo dos últimos doze meses.

 

III – Orientadores e Coorientadores poderão constar em mais de um projeto.

 

IV – Serão considerados como projetos inscritos os que apresentarem todos os documentos solicitados, de acordo com a modalidade na qual o projeto se enquadra. Os projetos que não estejam de acordo com as regras serão desclassificados.

 

V – Serão considerados Projetos Finalistas todos os projetos que submeterem todos os documentos pelo endereço eletrônico da FECAP – Feira de Ciências e Tecnologia da E.E.E.I Carlos Alberto Pereira – fecap.feira@gmail.com

 

VI – As apresentações do projeto – gravado ou ao vivo – deverão ser realizadas pelos estudantes e jamais pelos orientadores e/ou coorientadores. Os estudantes podem se valer de slides, vídeos e de diversas produções audiovisuais para realizarem as apresentações do seu projeto. Estudantes que não participaram do estudo não podem apresentar o projeto na feira.

 

VII – Nas apresentações do projeto – os alunos devem evidenciar a documentação da realização do projeto, sejam eles Plano de Pesquisa, Relatório, Artigo, Resumo, de acordo com a modalidade inscrita. Na modalidade Roseli de Deus, os estudantes finalistas devem preparar uma apresentação oral e um banner para o painel de avaliação e arguição.

 

VIII– Não serão permitidos projetos que utilizem substâncias ilícitas.

 

IX – Durante o painel de avaliação e arguição dos projetos inscritos na modalidade Roseli de Deus, intitulada “Feira de Finalistas”, os alunos serão avaliados por uma banca de avaliadores que julgarão os projetos de acordo com os seguintes critérios:

Atitudes Científicas

Habilidades

Criatividade e Inovação

Relevância

Aplicação da Metodologia Científica e/ou Metodologia de Engenharia

Relatório e/ou Artigo

Apresentação Oral

Trabalho em Grupo (para trabalhos em grupo)

 

X - O comitê de avaliação atribuirá premiação aos primeiros, segundos e terceiros lugares de cada categoria. Outras premiações poderão ser atribuídas de acordo com critérios estabelecidos pela Comissão Organizadora.

 

XI - Modalidades

 

  1. Roseli de Deus Lopes: Desta categoria estão aptos a participar projetos de investigação científica, autorais, com metodologia de pesquisa científica e/ou metodologia de engenharia, com resultados totais ou parciais.

 

  1. Bertha Lutz: Desta categoria estão aptos a participar projetos ligados aos componentes curriculares e semi-autorais. Pode-se basear em algo que já exista, no entanto, dando nova abordagem ao experimento ou dando novas hipóteses.

 

  1. Jaqueline Goes: Desta categoria estão aptos a participar projetos de pesquisa, sem metodologia específica, não autorais.

 

XII - Documentos Necessários

 

Modalidade Roseli de Deus Lopes: A submissão do trabalho será efetivada apenas se constar com os seguintes documentos completos:

 

  1. Plano de Pesquisa

  2. Artigo e/ou Relatório de Pesquisa

  3. Banner Digital

  4. Apresentação do projeto em vídeo de 1 a 4 minutos

  5. Termo de Autenticidade

 

Modalidade Bertha Luz: A submissão do trabalho será efetivada apenas se constar com os seguintes documentos completos:

 

  1. Plano de Pesquisa

  2. Banner Digital

  3. Apresentação do projeto em vídeo de 1 a 4 minutos.

  4. Relatório descritivo da metodologia

 

Modalidade Jaqueline Goes:  A submissão do trabalho será efetivada apenas se constar com os seguintes documentos completos:

 

  1. Plano de Pesquisa Simples

  2. Banner Digital

  3. Apresentação do projeto em vídeo de 1 a 3 minutos.

Não serão aceitas inscrições cujo os projetos não tenha vídeos individuais. Da mesma forma que inscrições com vídeos de mais de um projeto não serão aceitas, até que os vídeos sejam enviados de forma individualizada por projeto.

 

Documentos Adicionais para TODOS os projetos

 

  1. Autorização dos pais/responsáveis

  2. Autorização de Uso de Imagem e Vídeo

 

 

CATEGORIAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO DA MODALIDADE ROSELI DE DEUS LOPES

Ciências Agrárias: Agronomia, Recursos Florestais e Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola, Zootecnia, Medicina Veterinária, Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, Ciência e Tecnologia de Alimentos

 

Ciências Biológicas: Biologia Geral, Bioquímica, Genética, Biofísica, Botânica, Farmacologia, Zoologia, Imunologia, Ecologia,Microbiologia, Morfologia, Parasitologia e Fisiologia.

 

Ciências Exatas e da Terra: Matemática, Física, Probabilidade e Estatística, Química, Ciência da Computação, Geociências, Astronomia, Oceanografia.

 

Ciências Humanas: Filosofia, Geografia, Psicologia, Antropologia, Educação, Arqueologia, Ciência Política, História, Teologia, Literatura, Cinema, Linguística.

 

Ciências da Saúde: Medicina, Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Fonoaudiologia, Nutrição, Saúde Coletiva, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Educação Física.

 

Ciências Sociais Aplicadas: Direito, Museologia, Administração, Comunicação, Economia, Serviço Social, Arquitetura e Urbanismo, Economia Doméstica, Planejamento Urbano e Regional, Desenho Industrial, Demografia, Turismo, Ciência da Informação

 

Engenharia: Eletrônica, Sanitária, Eletrotécnica de Produção, Mecânica Nuclear, Química de Transportes Civil, Naval e Oceânica, de Minas e Aeroespacial, de Materiais e Metalúrgica, Biomédica.

 

Tecnologia: Desenvolvimento de aplicativo, Desenvolvimento de software, Programação, Segurança da Informação, Businnes Inteligence, Desenvolvimento de Games.

Link para os documentos, clique aqui.